Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Roda de Samba resgata encontro com três maestros

Encontro histórico ocorreu em 1940 e é lembrado no disco "Brazilian Native Music"

Roda de Samba

No AR em 13/06/2020 - 12:10

Imagine uma madrugada de inverno carioca ao som da melhor batucada com gente como Donga, João da Bahiana, Zé Espinguela e Cartola - acompanhado da bateria e das pastoras da Mangueira... 

Esse encontro ocorreu em agosto de 1940 sob olhos e ouvidos atentos de três maestros: Pixinguinha, que também tocou na ocasião, Heitor Villa-Lobos, que arregimentou músicos e ajudou a formar a roda, e Leopold Stokowski, maestro britânico radicado nos Estados Unidos e que estava aqui para fazer apresentação de sua orquestra e gravar música brasileira.

Parte do que se tocou naquela noite é resgatado neste Roda de Samba pra lá de especial, que entrevista o historiador Pedro Belchior, do Museu Villa-Lobos (Rio de Janeiro) sobre a gravação do disco "Brazilian Native Music". Não perca!

Errata:
* A data correta de gravação das músicas que deram origem ao disco Native Brazilian Music é 7 de agosto de 1940.
* Ao contrário do que é dito no programa,Heitor Villa-Lobos nunca morou no casarão onde funciona o seu museu, na Rua Sorocaba,no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O local já era tombado e pertencia à União quando na década de 1960 recebeu o acervo do maestro.

Criado em 08/06/2020 - 17:54

Mais do programa