Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Elizeth levou o samba à perfeição

O ano de 2020 marca a passagem do centenário de nascimento de Elizeth Cardoso

Roda de Samba

No AR em 15/08/2020 - 12:10

O ano de 2020 marca a passagem do centenário de nascimento de Elizeth Cardoso - a "Meiga", "Enluarada", "Magnífica" e, enfim, "Divina" cantora. Ninguém mereceu mais epítetos na história da música popular brasileira. Se o público e a crítica musical foram generosos com ela, a cantora foi ainda mais generosa conosco. 

Do canto afluente de Elizeth Cardoso, ganhamos músicas inesquecíveis, em um repertório que trouxe o melhor do samba-canção, o surgimento da bossa nova, o choro (com Jacob do Bandolim) e, claro, o samba popular. Há na obra dela ao menos três dos mais importantes LPs lançados no Brasil, na segunda metade do século 20 - e que começam a chegar aos tocadores na internet: "Canção do amor demais" (1958), "Elizeth sobe o morro" (1965) e "Elizeth Cardoso ao vivo no Teatro João Caetano" (1968).

Este episódio do Roda de Samba faz um breve passeio por esses discos e outros. Nosso guia no programa é Paulo Cesar Valdez Júnior, neto de Elizeth, responsável por guardar o sagrado cancioneiro da Divina. Não perca essa conversa afetuosa no player acima.

Criado em 14/08/2020 - 12:00

Mais do programa