Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cerca de 6 trilhões de guimbas de cigarro são descartadas por ano no mundo

No Dia Mundial Sem Tabaco, especialista comentou impactos socioambientais causados pelo cigarro

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 31/05/2017 - 17:20

O Tarde Nacional desta quarta-feira (31) tratou do Dia Mundial Sem Tabaco e falou dos impactos socioambientais causados pelo cigarro no Brasil e no mundo. A entrevistada foi Tânia Cavalcante, secretária-executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção Quadro para Controle do Tabaco (ligada ao INCA, Instituto Nacional do Câncer).

Segundo Tânia Cavalcante, estima-se que cerca de 6 trilhões de guimbas (pontas) de cigarro sejam descartadas todos os anos no mundo. Se as tendências de crescimento de consumo se confirmarem, a estimativa é de que, em 2025, esse número chegue a 9 trilhões. A secretária-executiva explicou que cada guimba leva cerca de 15 anos pra se decompor, gerando acúmulo nos rios e bueiros, propiciando enchentes e queimadas. Ela disse, ainda, que não existem estimativas nacionais, mas que nos Estados Unidos da América, por exemplo, 80 por cento dos incêndios florestais são atribuídos ao descarte incorreto desses materiais.

De acordo com Tânia Cavalcante, dados apontam para um crescimento do consumo de cigarro no mundo, mas uma diminuição no Brasil (embora o índice brasileiro de experimentação ainda seja grande, entre adolescentes de 13 a 15 anos). Segundo ela, 80 por cento dos fumantes começam o vício na infância e na adolescência, o que faz do tabagismo uma doença pediátrica.

Ouça a entrevista no player acima.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia.

A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 31/05/2017 - 17:26

Mais do programa