O Tarde Nacional desta sexta-feira (20) falou sobre a osteoporose, uma doença caracterizada pelo enfraquecimento progressivo da massa óssea e pelo aumento do risco de fraturas. O entrevistado foi o diretor do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Francisco Bandeira.
O diretor Francisco Bandeira afirmou: "A osteoporose é uma doença silenciosa porque durante muito tempo não dá nenhuma manifestação clínica, quando a fratura acontece. Essas fraturas são espontâneas ou com trauma mínimo. Se essas fraturas foram pequenas elas também não dão sintomas, mas os pacientes que têm osteoporose ou osteopenia, que é uma perda de massa óssea intermediária e têm algumas fraturas microfraturas vertebrais eles têm risco grande de ter uma fratura completa clínica e as fraturas que ocorrem com a osteoporose elas são mais fraturas vertebrais, ou fraturas do punho ou fraturas do fêmur; e essas fraturas de quadril requerem cirurgia. E as fraturas de quadril ou de fêmur são fraturas cirúrgicas precisam colocar uma prótese de quadril, por atingir pessoas idosas eles se associam à alta mortalidade, que chega até 20%, no primeiro ano pós-fratura. Além disso, mais de 50% deles ficam incapacitados as suas atividades".
Ele chamou a atenção para o fato da doença ser muitas vezes assintomática, o que aumenta a importância da prevenção, e falou da alta incidência entre mulheres na pós-menopausa e homens na terceira idade.
Clique no player abaixo para ouvir na íntegra a entrevista.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.