O Tarde Nacional desta terça-feira (22) foi dedicado ao Dia Internacional da Biodiversidade. O entrevistado foi o biólogo, doutor em ecologia e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Fabiano Melo.
"Geralmente a gente traduz o termo biodiversidade como a riqueza de espécies que existem no planeta, ou seja, todas as formas de vida que o planeta abriga", ensina o especialista. O biologo esclarece que o conceito pode ser dividido ainda em outros dois aspectos: a biodiversidade genética, que é maior até que a quantidade de espécies no planeta, visto que cada espécie possui sua própria variedade de genes, e outro componete é a riqueza de ambientes no planeta que possibilitam diferentes formas de vida, como as florestas, os oceanos, os campos.
Ele explicou, ainda, que a biodiversidade está ligada ao dia a dia dos seres humanos, já que cada espécie tem uma função em seu ambiente. "A retirada de algumas espécies em particular acaba provacando colapso, o que pode fazer que serviços prestados pela natureza deixem de funcionar", alerta. "Se a gente tem um ar poluído, uma falta de polinizador, falta da regulação do ciclo de chuvas, tudo influencia, podemos ter menos alimentos, menos disponibilidade de água potável, por exemplo."
Ouça a entrevista completa:
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.