Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa analisa padrões de caça de jacarés e botos usados como isca na pesca da piracatinga

Os resultados do estudo foram publicados na renomada revista Biological Conservation

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 31/05/2018 - 12:11

O Tarde Nacional desta quarta-feira (23) falou sobre a pesquisa que analisou padrões de caça de jacarés e botos usados como isca na pesca da piracatinga. A entrevistada foi a pesquisadora associada do Instituto Mamirauá, Natalia Pimenta.

A piracatinga é um peixe que existe em grande quantidade na bacia do Rio Solimões, na Amazônia Brasileira, e que se alimenta de animais em decomposição. A pesquisadora explicou que o problema  da pesca da piracatinga é que jacarés e botos amazônicos, duas espécies que tem a caça proibida, são usados como isca para atrair o peixe.

Piracatinga

De acordo com Natália, o estudo realizado junto com os pescadores da Reserva Mamirauá, no Médio Solimões, constatou que o jacaré-açu macho adulto é a principal isca usada para pesca de piracatinga. “O boto deixou de ser usado devido a questões legais e mitológicas que existem em torno da espécie”, explicou.

A especialista também destaca que o diferencial da pesquisa é que ela traz dados mais quantitativos no monitoramento da caça de jacarés e botos, além de investigar o uso de iscas alternativas, que tornam a pesca da piracatinga uma atividade sustentável, que pode gerar renda para as populações tradicionais.

Quer saber um pouco mais sobre a pesquisa? Ouça a íntegra no player abaixo:

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 31/05/2018 - 12:22

Mais do programa