Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fatores genéticos e ambientais podem desencadear doenças autoimunes

Entre as mais comuns, estão o lúpus, a artrite reumatoide e o diabetes mellitus do tipo 1

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 13/09/2018 - 16:39

O Tarde Nacional desta quinta-feira (13) falou sobre as doenças autoimunes, que surgem quando o sistema imunológico passa a atacar os próprios tecidos e órgãos do corpo. O entrevistado foi o professor das faculdades de medicina e de odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Geraldo Aleixo Passos. Ele coordena um estudo que avança na compreensão de como surgem essas doenças.

Passos explicou de que forma fatores genéticos e até ambientais podem desencadear esse tipo de problema. Entre as doenças mais comuns, ele citou o lúpus, a artrite reumatoide e o diabetes mellitus do tipo 1.

O médico também falou sobre a associação do estado emocional das pessoas com o aparecimento de uma autoagressão imunológica e sobre o fato de as doenças autoimunes serem mais frequentes entre as mulheres.

Segundo Passos, a doença autoimune, em geral, é o grande desafio para a biomedicina, a biologia molecular e para a genética molecular humana no século XXI. “Não existe ainda um biomarcador confiável que prediz que uma determinada pessoa vá desenvolver essa ou aquela doença autoimune. Isso ainda está em pesquisa”.

Clique no player acima e ouça a entrevista!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 13/09/2018 - 16:41

Mais do programa