O Tarde Nacional - Amazônia desta quarta-feira (28), Dia Nacional do Voluntariado, falou sobre engajamento social e solidariedade. O entrevistado foi Marcelo Nonohay, referência na área de voluntariado empresarial e diretor da MGN, empresa especializada em gestão de projetos para transformação social.
Ele explicou que, ao realizar um trabalho voluntário, a pessoa tem uma melhora na saúde física, mental e emocional. São benefícios que os voluntários já conhecem na prática e que a ciência começou a comprovar por meio de inúmeros estudos.
De acordo com Marcelo, além da pessoa aprender, desenvolver habilidades, competências e também socializar, o engajamento nesse tipo de trabalho também é um ponto positivo no currículo.
O entrevistado citou alguns países que têm tradição no voluntariado, entre eles Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Quênia e Mianmar. Ele lembrou que a crise econômica e a falta de dinheiro não necessariamente inviabilizam o engajamento: “Têm países que são tão pobres quanto o Brasil e têm altos índices de voluntariado. O Brasil ainda tem muito para crescer e precisa de mais pessoas”, frisou Marcelo.
Ele falou também que o trabalho voluntário deve ser encarado como um compromisso firmado e deu dicas para quem quer usar seu tempo e seu talento para ajudar os outros, mas ainda não sabe como dar o primeiro passo.
Quer saber um pouco mais? Então clique no player abaixo e ouça a entrevista na íntegra!
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.