Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saudade Nacional revisita quadro de radioteatro "Concurso conte o seu conto", da Rádio Nacional da Amazônia

Veiculado no programa Rádio Postal que foi ao ar em 1978, um ano após a criação da emissora, contos eram enviados pelos ouvintes

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 26/11/2019 - 13:00

O Saudade Nacional do feriado da Proclamação da República falou sobre um dos primeiros quadros de radioteatro da Rádio Nacional da Amazônia. Com o ouvinte e pesquisador Cláudio Paixão, a gente volta ao ano de 1978. Ou seja, um ano após a criação da emissora, em 1977. Então, com pouco mais de um ano estreou na Rádio Nacional da Amazônia o programa Rádio Postal, do Cristiano Menezes. E é nesse programa que havia o quadro de radioteatro "Concurso conte o seu conto". 

Esse quadro foi um marco na programação da rádio. É por isso que vamos revisitar hoje o conto "O defunto navegante", enviado pelo ouvinte José Batista Marques, de Vila Martins, Amazônia, na voz de Luis Adriano que já apresentou ao lado de Mara Régia. De acordo com Cláudio, o quadro "Concurso conte o seu conto" era mais ou menos próximo daquilo que a gente tem hoje. A diferença é que naquela época eles exploravam pouquíssimo os recursos de sonoplastia, era mais a fala dos personagens.

Segundo ele, "o quadro era de concurso, onde os ouvintes escreviam pra Rádio Nacional da Amazônia, escreviam para o programa do Cristiano e contavam os seus causos e histórias e o Cristiano Menezes transformava essas histórias em pequenas peças de radioteatro. Eram peças de 5 a 10 minutos que falavam do cotidiano da Amazônia, de caçadas, histórias de assombração e histórias cômicas. O Décio Caldeira começou como radioator até que, ao dar continuidade a esse quadro, surge o famoso contos do Décio Caldeira".

Cláudio lembra também a trajetória de Cristiano Menezes que foi o diretor da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, de 2003 a 2013, e também foi o gerente regional das emissoras da EBC, no RJ. Para quem não se lembra, ele foi também um dos produtores e integrantes do conjunto Época de Ouro e fazia muitas participações nesse programa que levava o mesmo nome. 

Ouça a lembrança completa no player:

Saudade Nacional é exibido todas às sextas-feiras. Não perca!

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.    

Criado em 26/11/2019 - 14:34 e atualizado em 26/11/2019 - 14:25

Mais do programa