É necessário cautela e vigilância nos gastos entre o final de ano e no período de férias. Essa é a opinião do professor de economia Agostinho Pascalicchio para o programa "Tarde Nacional - Amazônia" desta segunda-feira (30). "O ano seguinte começa no último mês do ano anterior. Agora que deve se planejar, de fato, a vida financeira. Então, a saúde financeira do ano que vem precisa receber a ajuda deste último mês, do 13º salário, e dos últimos centavos que podem ser economizados em 2019", afirma.
De acordo com o professor, é preciso se planejar e ter uma noção do que serão os primeiros gastos do ano novo. Escola, matrícula, material escolar, despesa com veículos, eventualmente um IPVA são algumas das despesas que podem exceder no orçamento. Para isso, ele sugere fazer sempre uma planilha ou planejamento em que você irá relacionar as receitas esperadas, inclusive por exemplo, alguns saques que podem ser feitos na cardeneta de poupança.
Na entrevista, o especialista comentou que em períodos de férias sempre se gasta mais. Por isso, janeiro e fevereiro costumam ser os meses que extrapolam o orçamento.
Ouça também, no player acima, as dicas para os endividados e como fazer outras aplicações financeiras.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.