Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa analisa a conservação da agrobiodiversidade no Alto Xingu

Base do estudo é o conhecimento do povo indígena Yawalapiti, que vive no Parque do Xingu

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 16/01/2020 - 14:35

O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (16) conversou com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Faculdade de Planaltina UnB, Daniela Messias, sobre uma pesquisa realizada por ela com o objetivo de analisar o trabalho de conservação da agrobiodiversidade no Alto Xingu pelo povo indígena Yawalapiti.

 Segundo ela, o objeto desse estudo é o conhecimento que esses povos indígenas trabalham, mantêm e conservam, garantindo a existência de uma rara diversidade de plantas, geralmente desconhecidas fora dessas comunidades: “Temos que aprender a valorizar esses povos. O trabalho exercido por eles gera vida para todos nós”, ressaltou Daniela.

 Além de esclarecer como foi feita cada etapa da pesquisa até o momento e os resultados obtidos, a pesquisadora falou sobre como foi a experiência de conviver com os Yawalapiti e a influência desse trabalho em sua vida pessoal.   

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 20/01/2020 - 16:03

Mais do programa