Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

União Pró-Vacina cria ferramentas para combater desinformação

Iniciativa une instituições acadêmicas, poder público e órgãos da sociedade

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 06/02/2020 - 15:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (07) falou sobre a União Pró-Vacina, iniciativa que une diversas instituições em prol do combate à desinformação sobre vacinas. O entrevistado foi o assistente acadêmico do Instituto de Estudos Avançados da USP em Ribeirão Preto e idealizador do projeto, João Henrique Rafael.

Ele explicou que o projeto nasceu após a comparação da queda da cobertura vacinal no Brasil com a crescente atuação de movimentos antivacina. A União Pró-Vacina desenvolveu duas ferramentas: a primeira, um contador que registra o número de mortes evitadas pelas vacinas e quantas mais poderiam ser prevenidas com uma taxa maior de imunização. Já a segunda trata de um mecanismo que identifica amigos em contato com conteúdos antivacina, nas redes sociais. Ambas as ferramentas podem ser acessadas pelo site: www.iea.rp.usp.br.

João Henrique Rafael ressaltou que, além de uma proteção individual, a vacinação é um bem coletivo, pois quando as taxas de cobertura estão altas, as doenças não conseguem circular na população.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 10/02/2020 - 17:56

Mais do programa