Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o “Pode Falar”, canal de ajuda virtual em saúde mental para jovens

Canal de diálogo é gratuito e garante anonimato

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 22/02/2021 - 13:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (22) bate um papo sobre o novo canal de ajuda virtual em saúde mental e bem-estar, o Pode Falar. Juliana Maya conversou com a oficial do Programa de Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Gabriela Mora

Ouça no player acima.

O canal de diálogo gratuito, parceria da UNICEF com outras instituições, é destinado a jovens de 13 a 24 anos e garante o anonimato.

Segundo Gabriela, eles perceberam essa necessidade dos jovens em falar sobre saúde mental e bem-estar, principalmente em tempos de pandemia.

 

"As pessoas estão sem espaço para falar sobre suas questões emocionais. E, principalmente, nessa fase da adolescência isso é extremamente importante. Seja na família, na escola e agora na internet. Então, o Pode Falar nasceu para que adolescentes e jovens tenham um acesso muito fácil a um serviço que oferece materiais sobre saúde mental em uma linguagem bem fácil de entender e também depoimentos de outros adolescentes. Além de oferecer um acolhimento, uma escuta empática para que esses jovens tenham acesso a profissionais treinados", esclareceu.

 

Entre as questões mais abordadas pelos adolescentes está a baixa autoestima, principalmente em tempos de megaexposição na web. Para isso, a entrevistada destaca a importância de se usar a internet com todo o seu potencial positivo. Ou seja, não é só seguir perfis ideais e que nada têm a ver com o nosso estilo de vida.

 

"É preciso também identificar fontes confiáveis de informação e filtrar mesmo o que faz mal e abrir mão de perfis que nada acrescentam. Agora nesse período os jovens perderam muito essa rede de apoio", conclui.

 

Gabriela passou também o WhatsApp do canal: (61) 9660-8843. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 22/02/2021 - 18:39 e atualizado em 22/02/2021 - 18:25

Mais do programa