Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Plataforma quer dar mais visibilidade a empreendimentos de refugiados

ACNUR e Pacto Global lançaram projeto Refugiados Empreendedores no último dia 10 de fevereiro

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/02/2021 - 13:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (19) fala sobre a plataforma Refugiados Empreendedores. Lançada, no último dia 10, pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, a ferramenta pretende dar maior visibilidade ao trabalho de empresários refugiados no Brasil. Quem explica melhor essa iniciativa é o oficial de Meios de Vida da ACNUR, Paulo Sérgio de Almeida.

Confira no player acima.

Paulo explicou com a plataforma funciona, com múltiplas consultas, como por cidade, região e áreas onde o negócio será desenvolvido. Com 57 projetos cadastrados no momento, a ideia é ampliar esse número. A ferramenta apresenta a história de superação, com acesso direto à página desses empreendedores.

 

"Fizemos uma pesquisa junto com à Universidade de Brasília (UnB), que apontou uma necessidade de mais apoio para essa população. Até porque o número de empreendedores refugiados só tem aumentado no Brasil", observou.

 

Ele falou ainda sobre os refugiados e a reinvenção em tempos de pandemia.

 

"As pessoas refugiadas são como qualquer outra pessoa. Tem origens muito variadas, diferentes perfis profissionais e acadêmicos. E elas acabam tendo que sair de seus países devido a guerras, perseguições e violações de direitos humanos. Inclusive, muitos empreendedores já eram empreendedores em seus países de origem. Então, já vieram com um pouco de conhecimento e essa pegada para empreender. E quando vem a pandemia, eles têm que se reinventar novamente", afirmou.

 

Outro ponto interessante, que Paulo apontou, é que neste processo todos saem ganhando.

 

"As pessoas que estão empreendendo ganham, mas também a sociedade que os acolhe. Eles estão pagando impostos, existem muitas trocas culturais e isso gera conhecimento, uma soma na verdade para a sociedade brasileira", finalizou.

 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 19/02/2021 - 16:15 e atualizado em 19/02/2021 - 16:06

Mais do programa