Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cartilha orienta populações ribeirinhas sobre primeiros socorros

De animais peçonhentos a afogamentos, material já está disponível em formato digital no site da Universidade Federal do Pará

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 01/03/2021 - 13:20

O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (1º) fala sobre a cartilha SOS Beiradão: Orientações Sobre os Primeiros Socorros Para Populações RibeirinhasJuliana Maya conversou com Samara Azevedo, estudante de medicina da UFPA.

Confira no player acima.

A cartilha foi feita por estudantes e professores da Faculdade de Medicina do Campus Altamira da Universidade Federal do Pará (Famed/UFPA) e tem dicas de como agir diante de alguma emergência como picadas de animais venenosos, afogamentos, queimaduras, paradas cardiorrespiratórias, entre outros tipos de acidente.

Segundo Samara, o objetivo foi justamente instruir as comunidades ribeirinhas sobre como agir diante de situações de emergência.

 

"Todo o material traz uma linguagem simples e didática para promover esse acesso à informação. Pois nós entendemos que o conhecimento não pode ficar retido somente com as áreas da saúde. Por isso, nós criamos um personagem fictício que é a Rose, que é uma moradora de comunidade ribeirinha e estuda na Universidade Federal do Pará, no campus de Altamira", esclarece a estudante, que é também uma das autoras da cartilha, sobre a importância dessa maior aproximação da universidade com a população ribeirinha.

 

E como foi pensada a cartilha? Na entrevista, Samara afirma que a demanda surgiu primeiramente pelo interesse dos ribeirinhos a respeito de paradas cardiorrespiratórias. A partir daí, as estudantes e a professora Ozélia Santos buscaram aumentar a gama de assuntos, a partir da consulta em bancos de dados do Ministério da Saúde, além de artigos científicos.

Diante das dicas, ela garante que a primeira coisa antes de tudo é que a pessoa não se desespere. Por enquanto, a cartilha está somente em formato digital no site da UFPA. Mas será distribuída, em breve, aos ribeirinhos. 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 01/03/2021 - 15:18 e atualizado em 01/03/2021 - 15:01

Mais do programa