O Tarde Nacional - Amazônia desta segunda-feira (12) falou sobre um estudo brasileiro inédito que revela como a pandemia tem afetado a saúde mental das gestantes e puérperas. Com foco no índice de ansiedade materna, a pesquisa entrevistou 1.662 mulheres, de dez cidades brasileiras, e constatou que 23,5% das gestantes apresentaram níveis moderado e grave de ansiedade. Na população geral, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas de ansiedade generalizada atingem 7,7% das brasileiras.
Sobre esse trabalho, Juliana Maya conversou com a coordenadora da pesquisa, professora e obstetra Roseli Nomura que afirmou que o aumento da ansiedade materna está diretamente relacionado ao medo de se contrair o coronavírus além do medo dessas grávidas ficarem desacompanhadas durante o parto.
Segundo Roseli, "o estudo foi feito ano passado, na primeira onda da covid. A gente começou a delinear o estudo em abril/maio. Ia ser um estudo mais local, inicialmente. Mas depois demos preferência a fazer um estudo nacional. O estudo foi feito em dez cidades e todas as regiões do Brasil para se ver um impacto do país como um todo", relembra a entrevistada.
O trabalho contou ainda com a participação de professores universitários e médicos residentes treinados para a realização do estudo e em como orientar as mulheres nas eventuais dúvidas sobre a gestação.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.