Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como começar a reciclar o lixo?

Especialista explica sobre o passo a passo da reciclagem

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 04/06/2021 - 13:30

O Tarde Nacional – Amazônia trouxe Bruno Yamanaka, analista de Conteúdos e Metodologias do Instituto Akatu, para falar sobre a importância da reciclagem e dos benefícios do consumo consciente.

Ouça no player acima.

Bruno comentou sobre como introduzir a rotina de reciclagem em casa e da influência gradativa que essas ações têm na vida de outras pessoas.

Já sobre o consumo consciente, Yamanaka explicou o significado do termo:

 

“É importante a gente dizer que quando fala de consumo consciente não é deixar de consumir ou consumir menos, na verdade é consumir de maneira melhor, diferente, e evitando excessos. Pensando para que a gente consiga garantir para todos e para sempre”, declarou.

 

Bruno também orientou o passo a passo da reciclagem, assim como, alerta sobre alguns materiais considerados perigosos e que precisam de uma coleta especial. De acordo com ele, é importante separar em dois recipientes o lixo seco do orgânico. Se estiver misturado aos orgânicos, o seco não vai conseguir ser coletado e reaproveitado, tendo como fim, o aterro. Também é de suma importância o correto descarte dos vidros, embalando-os para não ter perigo no manuseio dos catadores.

Os remédios não devem ser descartados no lixo ou no vaso sanitário, pois podem contaminar água ou solo. Eles devem ser levados para farmácias ou postos de saúde que realizam a coleta. Materiais como pilhas e baterias possuem metais pesados que causam danos ao meio ambiente e devem ser descartados em pontos de coleta. As lâmpadas possuem vapor de mercúrio e devem ser descartadas em lojas que fazem a coleta. E o óleo de cozinha não deve ser descartado na pia, mas guardado em recipientes.

 

“Qualquer pequena ação já é uma ação na direção de uma sociedade e um meio ambiente melhor”, observou.

 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 04/06/2021 - 17:13 e atualizado em 04/06/2021 - 17:12

Mais do programa