O governo de Roraima inaugurou semana passada, 2 de junho, na cidade de Boa Vista, o Hospital do Amor. A instituição é vinculada ao Hospital de Barretos – São Paulo, e é referência na prevenção de câncer. Apesar de ter sido construído a partir de uma iniciativa privada, a unidade tem atendimento gratuito, com todos os exames ofertados pelo SUS.
O Tarde Nacional – Amazonas conversou com a Nara Alana Haddad, enfermeira e coordenadora da unidade de prevenção do Hospital do Amor.
Segundo Nara, o hospital tem caráter preventivo, por isso, realizam os exames preventivos para o câncer de mama e ao câncer de colo de útero, que são a mamografia e o papa nicolau.
A partir da realização, quando os exames surgem com alterações, são realizados exames complementares nas pacientes e quando diagnosticadas com câncer, são encaminhadas para tratamento em outros hospitais. No hospital, a faixa etária para a realização da mamografia é de 50 a 69 anos. E para o papa Nicolau, de 25 a 64 anos.
De acordo com Nara, a busca por atendimento na unidade tem sido grande. Antes da inauguração do hospital, a unidade já havia começado a realização de mamografias, e nas primeiras três semanas de atendimentos, foram realizaram aproximadamente 500 mamografias.
Nara também fala sobre o que representa ter um hospital com esse tipo de serviço para as pessoas da região:
“Eu acredito que venha facilitar e suprir uma necessidade, principalmente das mulheres do interior. Porque nós temos uma carreta que vai fazer os mesmos exames, e vai rodar o estado de Roraima todo oferecendo os exames de mamografia e papa nicolau.”, observa a enfermeira.
Apesar de não saber a previsão de atendimentos para o tratamento preventivo de outros tipos de cânceres, a unidade já tem estrutura para exames preventivos dos cânceres de boca, pele, e do sistema digestivo.
Em entrevista a enfermeira dá instruções para a procura e realização dos exames nas unidades, orienta sobre os exames e ressalta a importância da prevenção.
Para a realização dos exames, não é necessário encaminhamento médico. Para isso, as mulheres que pretendem buscar atendimento, precisam ir até a unidade com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.