Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hospital do Amor em Roraima oferece exames gratuitos para prevenção de câncer

Hospital faz a prevenção do câncer de mama e do colo de útero

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 09/06/2021 - 13:30

O governo de Roraima inaugurou semana passada, 2 de junho, na cidade de Boa Vista, o Hospital do Amor. A instituição é vinculada ao Hospital de Barretos – São Paulo, e é referência na prevenção de câncer. Apesar de ter sido construído a partir de uma iniciativa privada, a unidade tem atendimento gratuito, com todos os exames ofertados pelo SUS.

O Tarde Nacional – Amazonas conversou com a Nara Alana Haddad, enfermeira e coordenadora da unidade de prevenção do Hospital do Amor.

Segundo Nara, o hospital tem caráter preventivo, por isso, realizam os exames preventivos para o câncer de mama e ao câncer de colo de útero, que são a mamografia e o papa nicolau.

A partir da realização, quando os exames surgem com alterações, são realizados exames complementares nas pacientes e quando diagnosticadas com câncer, são encaminhadas para tratamento em outros hospitais. No hospital, a faixa etária para a realização da mamografia é de 50 a 69 anos. E para o papa Nicolau, de 25 a 64 anos.

De acordo com Nara, a busca por atendimento na unidade tem sido grande. Antes da inauguração do hospital, a unidade já havia começado a realização de mamografias, e nas primeiras três semanas de atendimentos, foram realizaram aproximadamente 500 mamografias.

Nara também fala sobre o que representa ter um hospital com esse tipo de serviço para as pessoas da região:

“Eu acredito que venha facilitar e suprir uma necessidade, principalmente das mulheres do interior. Porque nós temos uma carreta que vai fazer os mesmos exames, e vai rodar o estado de Roraima todo oferecendo os exames de mamografia e papa nicolau.”, observa a enfermeira.

Apesar de não saber a previsão de atendimentos para o tratamento preventivo de outros tipos de cânceres, a unidade já tem estrutura para exames preventivos dos cânceres de boca, pele, e do sistema digestivo.  

Em entrevista a enfermeira dá instruções para a procura e realização dos exames nas unidades, orienta sobre os exames e ressalta a importância da prevenção.

Para a realização dos exames, não é necessário encaminhamento médico. Para isso, as mulheres que pretendem buscar atendimento, precisam ir até a unidade com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Criado em 09/06/2021 - 15:40 e atualizado em 09/06/2021 - 15:37

Mais do programa