Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sarcopenia é uma das consequências da covid-19

Médico especialista atenta para a perda de massa muscular em pacientes que contraem o coronavírus

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 16/06/2021 - 16:23

A Covid- 19 trouxe consigo grandes consequências para o organismo daqueles que contraem a doença. Uma delas é a perda muscular, que acomete pessoas que tiveram casos moderados até os mais graves.

Por isso, após o aumento da procura por tratamentos ortopédicos, a fim de obter uma recuperação muscular posterior à infecção pelo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia atenta para algumas recomendações.

Sobre o assunto, o Tarde Nacional – Amazônia conversou com o Dr. Aloisio Fernandes Bonavides Junior, membro da Comissão de Campanhas Públicas e Responsabilidade Social da SBOT. Ele explica sobre o funcionamento da perda muscular, assim como da prevenção e tratamento.

De acordo com o médico, a Sarcopenia, termo usado para perda muscular, além de já fazer parte do processo natural do envelhecimento do ser humano, também está associada a outros diversos fatores, como a diminuição hormonal, nutrição inadequada, imobilidade e processos inflamatórios, como na covid-19.

Em uma das fases da doença, o paciente apresenta um quadro puramente inflamatório, por isso, tem uma quebra de proteínas, uma das causas da degradação muscular, em conjunto com a imobilidade do paciente no período de internação, o que causa a fraqueza muscular pós internação de uti. Na primeira semana de internação o paciente tem 15% a 20% de perda de massa muscular, podendo chegar à 5% de perda diária.

 

“O que chama muita atenção são os pacientes que vão para a UTI e que ficam durante muito tempo. Esses pacientes desenvolvem um quadro que ficam, após a alta hospitalar, com sequelas e necessitando de acompanhamento da equipe multidisciplinar, fisioterapeuta, nutricionista e ortopedista.”, observa o Dr. Aloisio.

 

Na entrevista, o médico comenta também os casos de pacientes que, mesmo não adquirindo covid-19, acabaram desenvolvendo sarcopenia por estarem em isolamento social, com o ritmo de vida sedentário.

Quer saber mais? Então confira a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 16/06/2021 - 16:26

Mais do programa