Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Covid-19: sintomas pós-vacinação podem estar relacionados a outras doenças

Especialista explica sobre a sintomatologia que pode variar de pessoa pra pessoa

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 28/06/2021 - 13:30

Nesta segunda-feira (28), o Tarde Nacional – Amazônia conversou com Mayra Moura, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm, sobre os efeitos colaterais pós-vacinação contra a covid-19. De acordo com ela, todo medicamento pode ter reações que variam de medicamento para medicamento. Isso também acontece com as vacinas, que vão se comportar como um agente infeccioso, ou seja, como o próprio agente da doença para o organismo.

Sendo assim, as células de defesa do sistema imunológico reconhecem a vacina como um corpo estranho, como algo a ser combatido. No desencadear dessa resposta, depende de pessoa para pessoa que tipo de reação ela irá ter e quando. Segundo explica Mayra, os sintomas costumam ser: dores de cabeça, mal-estar, dores no corpo, vômitos e sintomas gastrointestinais.

Todas as 4 vacinas aplicadas no Brasil podem desencadear reações adversas, o que varia tanto de pessoa para pessoa, quanto de vacina para vacina. Dependendo do perfil de segurança de cada vacina, algumas possuem reações parecidas.

“Todas elas podem acontecer algumas reações adversas. Mas vai depender muito de pessoa para pessoa, e todas essas reações em sua grande maioria são reações leves. Você vai ter algum desconforto por 1 ou alguns dias e vai passar. Muito pior seria ter a doença”, afirma Mayra.

Na entrevista, a especialista fala ainda sobre os estudos clínicos de avaliação de causalidade que avaliam as reações adversas, para entender se a reação de fato foi causada pela vacina, o que, na grande maioria das vezes não acontece. De acordo com Mayra, muitas das vezes os sintomas são causados por situações que aconteceram por outro fator que predispôs a reação mais grave, como quando pessoas coincidentemente contraíram a covid no mesmo período que se vacinaram.

Dessa forma, a entrevistada dá orientações às pessoas que tiveram esse sintomas pós-vacinação:

“Tem que buscar um serviço médico para ver se não tem outra coisa, que talvez seja a própria covid. Ou pode ser uma gripe, até um quadro de resfriado.”

Confira outros cuidados no player acima. 

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 28/06/2021 - 18:25

Mais do programa