Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba quem são os atletas refugiados que disputam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio

Página lançada pela Acnur reúne fotos e informações atualizadas sobre as equipes

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 23/07/2021 - 13:30

Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (23) falou sobre o time de Atletas Refugiados Olímpicos e Paralímpicos dos Jogos em Tóquio. A entrevistada foi a assistente de comunicação da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Victoria Hugueney. 

No bate-papo, ela contou algumas das histórias emocionantes que acompanham os atletas, como a da nadadora síria Yusra Mardini, que aos 17 anos se jogou ao mar junto à irmã e, a nado, puxou, por 3 horas, o barco onde viajava com 18 refugiados, até a costa da Grécia. Segundo Victoria Hugueney, os atletas representam valores, o que tem tudo a ver com o espírito olímpico. Atualmente no mundo, eles representam aproximadamente 82 milhões de refugiados.

Nesta edição dos jogos, o time de refugiados conta com 39 atletas olímpicos e paralímpicos, de 11 países de origem.

De acordo com Victoria: "muitos desses atletas são pessoas que já treinavam em seus países e acabaram encontrando no esporte uma possibilidade de continuar e se integrar no novo país de acolhida. Em 2016, pela primeira vez, foi maravilhosa a entrada desse time olímpico no Rio. Esse ano, o número já aumentou para 29 atletas olímpicos e 10 atletas paralímpicos competindo em 12 modalidades".

Todas as participações da equipe olímpica de refugiados estão reunidas aqui no site da delegação. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 23/07/2021 - 16:35

Mais do programa