Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha incentiva homens a terem mais atenção com sua saúde

Confira entrevista com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 16/07/2021 - 13:30

O Tarde Nacional – Amazônia fala sobre a campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para conscientizar a população masculina a ter mais cuidado com sua saúde. O entrevistado foi o Presidente da instituição,  Antônio Carlos Pompeo.

Ele explicou que, desde cedo, os homens vão ao médico numa proporção muito menor que as mulheres.

“30% das meninas tem consulta durante a adolescência. Os meninos apenas 1%. E muitas coisas poderiam ser melhoradas na vida deste garoto. Orientações do ponto de vista sexual, de cuidados de moléstias sexualmente transmissíveis, de gestações indesejáveis, de presença de fimose, de alterações de genitais”, pontuou o médico.

De acordo com o especialista, a orientação é que todos os homens após os 50 anos façam uma avaliação geral, mesmo que não estejam sentindo nada. Isso porque muitas doenças são silenciosas e não apresentam sintomas na fase inicial, mas que se diagnosticadas precocemente têm grande chance de cura.

“O câncer de próstata é o tumor mais frequente nos homens após os 50 anos, só perde para tumores de pele. E é a segunda causa de morte por câncer após os 50. Se diagnosticado na fase inicial, ele é curável. Se o homem vai procurar o médico já na fase de sintomas, em geral, esse tumor já está mais avançado e já começa a ser mais difícil... A cura já é improvável. Já passamos a querer controlar. Então essa é a orientação: que o homem procure o médico”, ressaltou.

Antônio Carlos Pompeo falou sobre as doenças urológicas mais comuns nos homens, suas causas e tratamentos. Ele alertou para o altíssimo número de casos de câncer de pênis no Brasil. Esse tipo de tumor poderia ser facilmente evitado já que sua principal causa é a falta de higiene local. Segundo o entrevistado, este é um câncer devastador que pode levar à amputação do membro se não tratado.

O médico falou ainda do acordo de cooperação firmado pela Sociedade Brasileira de Urologia com o Ministério da Saúde para prevenção e diagnóstico precoce das doenças urológicas masculinas e deixou um recado final:

“Cuide-se. Cuidar significa fazer prevenção. Procure seu médico precocemente. E trate as doenças nas fases iniciais. Em fase inicial, nós curamos a maioria delas. Em fases avançadas, em geral, nós não curamos bem, nós controlamos”.

Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 05/08/2021 - 13:46

Mais do programa