Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Capacitismo é tema do Tarde Nacional da Amazônia

A educadora, profissional da inclusão e diretora do Instituto Lagarta Vira Pupa, Jéssica Borges, explica o assunto

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 20/09/2021 - 13:34

Na véspera do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre capacitismo. A entrevistada foi a educadora, profissional da inclusão e diretora do Instituto Lagarta Vira Pupa, Jéssica Borges. Ela é autista e mãe do Ravi, de 7 anos, que também é autista. 

De acordo com Jéssica, 24% da população brasileira se autodeclara com algum tipo de deficiência. O capacitismo nada mais é que a ideia de que essas pessoas são inferiores às demais.

Jéssica deu exemplos de como o capacitismo muitas vezes se disfarça de boas intenções, perpetuando imagens preconceituosas que dificultam a inclusão e a promoção de direitos. E explicou como o capacitismo é usado para promover falsos tratamentos, inclusive com risco para a saúde das pessoas com deficiência. Ela também contou como foi receber seu diagnóstico tardio, e como isso impactou sua vida.

Na visão da educadora, o despreparo dos profissionais dificulta o diagnóstico de autismo. Além disso, a abordagem desses profissionais também está bastante baseada em esteriótipos de pessoas autistas, fato que nem sempre reflete a realidade.

Quer saber mais? Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 21/09/2021 - 13:47

Mais do programa