Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Setembro Roxo busca informar a população sobre a Fibrose Cística

Apesar de rara, a doença afeta um em cada 10 mil nascidos vivos no Brasil

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 08/09/2021 - 13:30

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a Fibrose Cística, já que setembro é o mês nacional de conscientização sobre a doença. A entrevistada foi a fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira. Ela foi diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos e hoje trabalha para informar a população sobre diagnóstico, sintomas e tratamentos.

A doença faz com que o organismo produza uma secreção mais espessa que o normal, o que dificulta sua eliminação. Os sintomas mais comuns são pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia, suor mais salgado que o normal, entre outros. Verônica contou que apresentava todos esses sintomas desde os primeiros dias de vida, mas, na época do seu nascimento, o diagnóstico pra doença ainda não constava no teste do pezinho. Até que ela recebesse seu diagnóstico, já na vida adulta, acabou tendo comprometimento de órgãos como pulmões, pâncreas e vesícula.

Segundo Verônica, apesar de considerada rara, a Fibrose Cística é uma doença genética que acomete um em cada 10 mil nascidos vivos no Brasil. No entanto, somente 6 mil pessoas receberam diagnóstico e tratamento adequados. O diagnóstico na vida adulta se dá por meio do teste do suor e de exames genéticos.

O site do Instituto Unidos pela Vida reúne essas e outras informações sobre a Fibrose Cística. 

Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

 

Criado em 08/09/2021 - 18:02

Mais do programa