Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Plataforma facilita a integração de crianças e jovens refugiados nas escolas brasileiras

“Portal de Educação para Refugiados” foi lançado pela ACNUR, Ministério da Educação e Ministério da Justiça e Segurança Pública

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 26/10/2021 - 12:51

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre o “Portal de Educação para Refugiados”, lançado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Educação no último dia 18.

A plataforma reúne uma série de informações, pesquisas, vídeos, materiais de referência e um guia voltado para pais e educadores para facilitar a integração de crianças e jovens refugiados no sistema educacional brasileiro.

De acordo com a assistente de comunicação da ACNUR, Victoria Hugueney, cerca de 42% de todos os refugiados do mundo são menores de 18, ou seja, as demandas por educação precisam ter uma atenção especial quando se fala dessa população. “Quando uma pessoa está em situação de deslocamento forçado, quando ela se torna refugiada, ela tem barreiras adicionais às barreiras que talvez outras pessoas enfrentem quando pensamos em acesso pleno”, ressaltou.

São barreiras que passam não só pela questão do idioma e do choque cultural, mas também questões burocráticas em relação à documentação requerida pelas escolas para efetivação da matrícula, por exemplo.

Em relação ao Guia para pais e educadores sobre integração de crianças e jovens refugiados nas escolas, Victoria explicou que o objetivo foi reunir em um único espaço todas as informações existentes sobre o assunto, para facilitar e agilizar o acesso de pais e educadores.

“No guia a gente traz informações não só relativas às normativas que garantem o acesso. A gente explica o que se pode fazer, o que é direito, como fazer com que o processo seja mais fácil para todos os envolvidos. Em breve, vamos publicar em vários idiomas esse guia também, para os pais dessas crianças refugiadas saberem que tem esse direito. Porque muitas vezes nos países de onde eles vêm a educação não é um direito garantido pelo Estado. Então, isso é também uma novidade, e muitas vezes essas pessoas não sabem muito bem como fazer essa matrícula e como garantir esse acesso”.

O endereço de acesso ao “Portal de Educação para Refugiados” é www.educacaopararefugiados.com.br.

Quer saber mais? Então clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

 

Criado em 26/10/2021 - 14:09

Mais do programa