Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Evento discute consumismo e exploração comercial de crianças na internet

Programação do 4º Fórum Internacional Criança e Consumo acontece de forma online e gratuita até o dia 18

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 16/11/2021 - 13:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (16) falou sobre os prejuízos do consumismo para o público infantil. A entrevistada foi a coordenadora do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, Maria Mello.

Na conversa, ela elencou alguns dos assuntos que serão debatidos no 4º Fórum Internacional Criança e Consumo que acontece até o dia 18 de novembro. Com o tema "As Infâncias na Era da Convergência Digital", o evento que começa logo mais, a partir das 18h, será todo online e gratuito. 

Maria contou como os desafios para proteção da infância se intensificam na internet, onde muitas vezes o apelo ao consumo vem disfarçado de conteúdo. Além disso, afirmou que a responsabilidade sobre o conteúdo acessado pelas crianças geralmente recai sobre os pais, mas deveria ser compartilhada com as empresas, as plataformas digitais, o Estado e as operadores do direito.

“O que a gente quer é proteger as crianças na internet e não da internet. A gente tem certeza que a internet é um espaço de ampliação de potência das crianças. Existem conteúdos muito bacanas (...). O problema não é a internet em si. A internet tem uma vocação importantíssima e interessantíssima para melhorar uma série de elementos da vida das crianças, principalmente no contexto de pandemia. Conectá-las, apresentar novos mundos, enfim, é uma ferramenta poderosa inclusive de educação. Mas é preciso discutir como é que ela está sendo utilizada, principalmente pelas grandes empresas”, explicou a coordenadora. 

Confira aqui a programação do Fórum. E clique no player acima para ouvir a íntegra da entrevista!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 16/11/2021 - 16:51

Mais do programa