Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inteligência artificial pode identificar sinais de depressão em postagens na internet

Sistema criado na USP consegue prever, com 83% de precisão, tendências de comportamento em postagens futuras

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/11/2021 - 15:30

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre o desenvolvimento de um sistema que usa a inteligência artificial para avaliar sentimentos de usuários na internet, identificando inclusive sinais de depressão.

O entrevistado foi Felipe Giuntini, doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP). Ele atualmente é pesquisador no Sidia, Instituto de Ciência e Tecnologia.  

Felipe Giuntini contou que a pesquisa analisou o comportamento de mais de 400 mil usuários da internet em uma década. O objetivo era identificar de que forma uma pessoa depressiva interagia quando em grupo e também de forma isolada. 

“Nós percebemos que os depressivos tendem a se engajar mais em notícias tristes, em postagens tristes e se aproximar mais de outros usuários depressivos, tendo uma dificuldade muito maior de interagir com pessoas que pensam diferente. Então, o depressivo vai ter uma tendência a se isolar num grupo que se parece muito com ele, tanto sentimentalmente quanto as características de personalidade. E vai ter uma dificuldade maior em interagir e se comunicar com pessoas que tenham pensamentos diferentes dele”, explicou.

Segundo Giuntini, o objetivo do sistema é, além de compreender o comportamento humano on-line, servir como mais uma ferramenta de ajuda a pessoas com depressão. Isso porque o sistema desenvolvido consegue prever, com 83% de precisão, tendências de comportamento em postagens futuras. 

Quer saber mais? Então clique no player acima para ouvir a íntegra da entrevista!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 22/11/2021 - 06:47

Mais do programa