Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa aponta alta incidência de alterações cognitivas e psiquiátricas após covid-19

Segundo estudo, 8% dos entrevistados foram diagnosticados com depressão, 13% com estresse pós traumático e 14% com transtorno de ansiedade generalizada

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 15/02/2022 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre um estudo que apontou uma alta incidência de alterações cognitivas e psiquiátricas em pacientes recuperados da covid-19. O entrevistado foi o médico do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, Rodolfo Damiano.

Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!

Ele contou como foi feita a pesquisa, que entrevistou 850 pessoas que tiveram a doença nas formas moderada ou grave. Entre os entrevistados, metade apresentou alterações cognitivas, como perda de memória, por exemplo. Já os casos de depressão foram relatados por 8%, de estresse pós-traumático 13% e ansiedade 14%. O médico explicou que, embora os índices pareçam pequenos, quando se pensa numa população total, os números representam um significativo impacto na saúde pública.

Segundo ele, o estudo não encontrou relação entre as alterações e outros fatores socioeconômicos, como perda de parentes ou prejuízo financeiro, por exemplo. Isso leva a crer que as alterações cognitivas e psiquiátricas têm relação com o vírus e seu impacto no sistema nervoso central. 

Rodolfo Damiano contou que, numa próxima etapa, o estudo pretende reavaliar cerca de 60 dos pacientes por meio de ressonância magnética.

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 15/02/2022 - 16:29

Mais do programa