Na véspera do Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, comemorado nesta quinta-feira (10), o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre a importância das atividades físicas no cotidiano. O entrevistado foi o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Bruno Gualano.
Ele explicou o que caracteriza um comportamento sedentário e o que acontece com o indivíduo quando a inatividade é predominante em sua rotina. Segundo Gualano, toda quebra de comportamento sedentário já traz benefícios à saúde, como dar preferência às escadas, fazer faxina, jardinagem, ou até mesmo se exercitar nos fins de semana (desde que essa atividade não seja compensatória).
Gualano ressaltou ainda que o mundo vive hoje uma pandemia de inatividade física e que, para reverter esse quadro, são fundamentais políticas públicas de acesso ao lazer e de incentivo a prática de exercícios desde a infância.
Confira o bate-papo completo no player acima.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.