Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial do Transtorno Bipolar: conheça a doença que afeta o humor

Especialista falou sobre diagnóstico, tratamento e fatores de risco da doença.

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 30/03/2022 - 17:46

No Dia Mundial do Transtorno Bipolar, o Tarde Nacional – Amazônia conversou com Doris Moreno, especialista que estuda a bipolaridade há décadas. Ela é médica assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e pesquisadora do Programa de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. 

A médica explicou as diferenças entre o transtorno Tipo 1 e Tipo 2 e falou sobre a complexidade do diagnóstico. Segundo ela, um grande número de pessoas bipolares acaba recebendo diagnóstico equivocado de depressão, o que faz com que sejam administrados os remédios errados, que acabam agravando o problema. 

Doris Moreno falou ainda de um dos principais fatores de risco para a doença: a hereditariedade. Ela alertou para pessoas que tenham parentes bipolares, que busquem acompanhamento também para si e até para as crianças da família. Segundo a médica, o transtorno não tem cura, mas tem tratamento e, com acompanhamento adequado, é possível se ter qualidade de vida.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

 

Criado em 30/03/2022 - 17:55

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa