Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câncer de pênis tem sequenciamento genético inédito na América Latina

Pesquisa realizada na Universidade Federal do Maranhão comparou dados com sequenciamentos feitos na Europa, China e EUA

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 09/08/2022 - 16:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre o sequenciamento genético do câncer de pênis realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A entrevistada foi a geneticista e professora titular da universidade, Silma Regina Pereira. Ela tem pós-doutoramento em genética do câncer pela Georgetown University, nos Estados Unidos.

Segundo a pesquisadora, estudos semelhantes já foram realizados na Europa, China e Estados Unidos, mas essa é a primeira vez que o sequenciamento desse tipo de tumor é realizado em uma população latino-americana. De acordo com Silma, o Brasil é um país que tem grande incidência de câncer peniano, daí a importância da pesquisa no intuito de encontrar tratamentos e medicamentos mais eficazes contra a doença.

A professora falou também da associação do câncer de pênis com o vírus HPV (Papilomavirus humano) e reforçou a importância das medidas de prevenção.

Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.

O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 09/08/2022 - 18:46

Mais do programa