Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Setembro Roxo busca conscientizar sobre a fibrose cística

Também conhecida como Doença do Beijo Salgado, doença genética rara que pode causar alterações no suor e nos mucos, é uma das mais comuns no mundo

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 08/09/2022 - 15:30

No Dia Mundial da Fibrose Cística, celebrado nesta quinta-feira (8), o Tarde Nacional - Amazônia tratou sobre essa doença genética rara e ainda sem cura. A entrevistada foi a fundadora e diretora executiva do Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira.

Ela começou ressaltando que a fibrose cística é a doença com maior ocorrência entre as raras, causando alterações no suor e nos mucos, podendo afetar pulmões, pâncreas e outros órgãos.

A entrevistada explicou a importância do teste do pezinho e de outros exames complementares para que se chegue ao diagnóstico correto o quanto antes, possibilitando tratamento adequado.

Verônica, que é portadora da doença, falou sobre os cuidados durante a pandemia de covid-19 e sobre o trabalho do Instituto Unidos Pela Vida, que, além de divulgar informações sobre tratamentos, projetos e políticas públicas, acaba funcionando como um elo entre os pacientes que não podem se encontrar pessoalmente.

Clique, no player acima, para ouvir a entrevista na íntegra.

O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 09/09/2022 - 18:20

Mais do programa