Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda como o garimpo ilegal afeta a saúde, a integridade física e a cultura do povo Yanomami

Segundo pesquisador, indígenas vivem cenário de guerra, sendo refugiados dentro de seu próprio território

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 03/02/2023 - 16:00

O Tarde Nacional - Amazônia falou sobre a grave crise humanitária enfrentada pelo povo indígena Yanomami no Brasil. O entrevistado foi o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Paulo César Basta. 

Ele explicou de que forma os garimpos ilegais afetam a saúde, a integridade física e a cultura desse povo indígena. Segundo Basta, tudo começa com a derrubada da cobertura vegetal, o que faz com que os animais fujam, levando a um escasseamento da caça. Depois, os grandes buracos feitos no solo se tornam locais propícios à reprodução dos mosquitos, o que eleva o número de doenças como malária, leishmaniose e outras arboviroses. Além disso, segundo o pesquisador, os garimpeiros mudam os cursos dos rios, cujas águas acabam contaminadas pelo mercúrio, assim como os peixes e toda a cadeia da fauna local. 

Paulo Basta relatou, ainda, que o contato direto com os garimpeiros acaba levando ao comércio de alimentos ultra processados nas aldeias, gerando uma alteração dos padrões alimentares. Da mesma forma, ocorre a distribuição, por parte dos garimpeiros, de álcool e drogas nas aldeias, tornando o ambiente propício a outras violências, como estupros de mulheres e crianças.

Segundo pesquisador, os indígenas vivem um cenário de guerra, sendo refugiados dentro de seu próprio território. Além das cenas de abandono que chocaram o mundo, ele ressaltou de que forma toda essa devastação afeta a maneira desse povo indígena se relacionar com a natureza. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 03/02/2023 - 18:24

Mais do programa