No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Tarde Nacional – Amazônia conversou com Tatiana Galvão, pneumologista da Comissão Científica de Tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
A especialista comentou o recorde de óbitos pela doença no Brasil em 2021 e chamou a atenção dos ouvintes para os principais sintomas, entre eles a tosse por mais de três semanas, a febre baixa no fim da tarde e o suor noturno.
Tatiana Galvão falou sobre os principais meios de se obter diagnóstico, frisando, inclusive, a existência de teste rápido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com resultado disponível em duas horas. Ela explicou quais tratamentos existem para quem tem a doença ativa e para quem tem a doença latente (quando as bactérias ainda não produziram sintomas) e reforçou a importância da prevenção, principalmente para pessoas que têm a saúde comprometida por conta de outras doenças.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.