O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre o Catálogo da Vida do Brasil, que vai reunir dados sobre todas as espécies de seres vivos do nosso País. O projeto foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro e será coordenado pelo Jardim Botânico do estado.
A entrevistada foi a pesquisadora e coordenadora do projeto, Rafaela Campostrini Forzza. Ela explicou que, atualmente, existe um banco de dados para animais, plantas e fungos, onde pelo menos uma espécie nova é catalogada todos os dias. O objetivo é, a partir de agora, catalogar também microrganismos e fósseis brasileiros.
Ela contou como os dados são coletados em todo território nacional, resultado do trabalho de quase 2 mil especialistas.
A pesquisadora ressaltou o potencial biológico das espécies brasileiras, que podem ajudar na criação de novos medicamentos e vacinas, e salientou a importância da coleta de dados também para fins de preservação. Segundo Rafaela Campostrini, o Brasil é um dos poucos países que tem esse tipo de trabalho no mundo, disponibilizando as informações não só para a comunidade científica, mas para toda a população.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.