A pedido de um ouvinte, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre a rouquidão. O entrevistado foi o especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Santiago Júnior. Ele também é membro da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV).
Ele explicou que a rouquidão pode ser esporádica ou crônica e, nos dois casos, deve ser investigada por um otorrinolaringologista (principalmente se persistir por mais de três semanas). Segundo o médico, a visita ao especialista é importante tanto para evitar que a pessoa se automedique quanto para chegar a um diagnóstico precoce de alguma doença mais grave, como o câncer de laringe.
O médico citou os principais hábitos que podem levar a problemas na voz, como consumo de álcool e cigarro, e reforçou algumas medidas preventivas, como uma boa hidratação, prática de atividades físicas e descanso vocal.
Clique no player acima para ouvir a entrevista.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.