O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre uma expedição que vai medir a extensão do Rio Amazonas e checar se ele é o rio mais longo do mundo. O entrevistado foi o idealizador do projeto, Yuri Sanada.
Ele contou como a expedição vem sendo planejada, desde a tecnologia a ser utilizada até a comunicação com as comunidades com as quais os participantes vão encontrar ao longo do trajeto. Segundo Sanada, o projeto vai além: o objetivo é também documentar toda a biodiversidade ao longo do trajeto e exibir esse material em museus de diversos países, com tecnologia IMAX.
O idealizador ressaltou, ainda, como vai se dar o deslocamento das equipes pelos barcos híbridos, feitos com fibras naturais e biorresina, que foram construídos exclusivamente para o projeto e que serão doados às comunidades locais após a expedição.
A primeira etapa da viagem está prevista para acontecer entre abril e setembro de 2024.
Clique no player acima para ouvir a entrevista.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.