O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (9) falou sobre um estudo, realizado pela Fiocruz, que aponta contaminação por mercúrio em indígenas Yanomami de nove aldeias em Roraima. O entrevistado foi o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Paulo César Basta.
Ele explicou que os impactos provocados pelos garimpos ilegais vão muito além da contaminação. Segundo o pesquisador, os indígenas estão sujeitos a todo tipo de violência, além de sofrerem com a escassez de alimentos, com a mudança dos cursos dos rios e com a disseminação de doenças, tudo fruto da atividade ilegal e da entrada de invasores nas terras indígenas.
Sobre o estudo em si, Paulo César Basta contou que todos os cerca de 300 indígenas que foram analisados estão contaminados por mercúrio, incluindo idosos e crianças. Segundo o pesquisador, os maiores níveis de exposição foram detectados nos indígenas que vivem próximos aos garimpos ilegais.
O entrevistado contou, ainda, que os dados que apontam contaminação foram cruzados com outros indicadores de saúde. Entre os exemplos dos impactos nessa população, o pesquisador citou diminuição de sensibilidade nas extremidades do corpo, alterações cognitivas, anemia, baixo peso, baixa estatura, déficit intelectual infantil e lesões neurológicas irreversíveis.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir.
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia