Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que fazer e o que não fazer em caso de picada de cobra

No Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos, o Tarde Nacional – Amazônia conversou com o tecnologista em manejo animal do Instituto Butantan, Marcelo Stefano Bellini Lucas.

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/09/2024 - 18:16

No Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos (19), o Tarde Nacional – Amazônia conversou com o tecnologista em manejo animal do Instituto Butantan, Marcelo Stefano Bellini Lucas.
 
Ele explicou que, com as recentes queimadas e o desmatamento, as cobras têm buscado abrigo em locais mais próximos dos humanos, o que pode aumentar o risco de acidentes. De acordo com o especialista, é fundamental manter os terrenos limpos e evitar o acúmulo de lixo e entulho, pois a presença de roedores acaba atraindo as serpentes. Além disso, Marcelo Stefano citou alguns cuidados para quem costuma fazer trilhas ou frequentar matas e cachoeiras, como o uso de luvas, botas e perneiras, já que 70% das picadas atingem do joelho aos pés.

O entrevistado também deu as principais recomendações em caso de acidente e frisou o que não deve ser feito: não fazer torniquetes, não tentar sugar o veneno e não passar nada além de água e sabão ou álcool em gel. O principal, segundo ele, é manter a calma, beber água e buscar atendimento médico.

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

 

Criado em 19/09/2024 - 18:16

Mais do programa