Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Servidores da atenção primária à saúde do DF vão passar por capacitação

Ideia é oferecer um atendimento mais humanizado à população

Tarde Nacional - Brasília

No AR em 01/10/2019 - 17:11

Servidores da atenção primária à saúde do Distrito Federal estão sendo capacitados para oferecer um  atendimento mais humanizado à população. Quem detalhou quais são essas ações de qualificação foi o diretor de Estratégia da Saúde da Família, José Eudes Barroso. Em entrevista ao Tarde Nacional - Brasília, Barroso explicou que o programa se divide em três grandes eixos: o primeiro, de educação permanente para todos os profissionais da atenção primária, o segundo, de capacitação dos gestores e o terceiro, de avaliação das gestões e das equipes pelos usuários do sistema público de saúde, principalmente em relação aos cuidados ofertados.

"A atenção primária do Distrito Federal está baseada no modelo da estratégia do Saúde da Família: ele conta com um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e agentes comunitários. Aqui no DF, a gente varia de um a cinco agentes comunitários por equipe. Esta equipe tem um território de referência e é responsável por fazer o atendimento de uma população com até 3.500 pessoas que esteja neste território, desde o recém-nascido até o idoso", explica Barroso.

O programa de qualificação foi estruturado a partir de parcerias da Secretaria de Saúde com instituições como a Fiocruz, entidade reconhecida por propor modelos de atenção primária que deram certo no país, e a Universidade de Brasília (UnB), que faz avaliações das equipes locais desde 2012. A previsão é que 5.800 trabalhadores da atenção primária iniciem o processo de capacitação permanente, além dos gestores.

Para saber mais, ouça a entrevista completa clicando no player acima.

 

Criado em 01/10/2019 - 17:25

Mais do programa