Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta à população sobre os riscos e as maneiras de prevenir a formação de pedras nos rins. Segundo os especialistas a incidência costuma aumentar 30% no verão. A campanha que começou em janeiro deve se estender por todo o ano.
Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com o médico Cristiano Paiva, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) no Amazonas. O profissional explica que existe os picos de incidência que são os adultos jovens, pessoas sedentárias, obesas, que comem muita carne vermelha, abusam do sal, são fatores de risco para a doença. Ele alerta que 10% da população mundial vai ser acometida por pedra nos rins.
Na criança aparece mais com fatores assossiados a má formação do orgão, como o estreitamento da uretra e com infecção urinária de repetição. Outra condição que pode provocar a ocorrência de pedra nos rins é o distúrbio metabólico associado ao ácido úrico. Os homens são mais acometidos do que as mulheres, vale destacar que algumas profissões também tem predileção, trabalhadores de minas , indivíduos que trabalham no sol quente, pessoas que trabalham em banco atendendo ao público e por isso esquecem de beber água, também podem adquirir pedra nos rins.
Ouça a entrevista completa e saiba como prevenir este mal, clique no player acima.
O Tarde Nacional Brasília vai ao ar de segunda a sexta no horário de15h às 17h pela Rádio Nacional de Brasília.