Neste Dia Nacional da Educação de Surdos (23), o Tarde Nacional conversou com a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Vera Barros.
Ela explicou como está organizada a rede de atendimento especializado para os estudantes surdos nas escolas. O acolhimento acontece desde cedo, no âmbito do Programa de Educação Precoce, que trabalha para promover a inclusão das crianças.
A subsecretária destacou ainda a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os estudantes surdos afirmando que até o final de julho deve ser entregue a segunda escola bilíngue do DF, no Plano Piloto (a primeira fica em Taguatinga).
Na entrevista, Vera citou também o Enem Inclusivo Especial, que garante a acessibilidade aos estudantes surdos para que eles possam participar de maneira igual das oportunidades. "Tudo é possível. Não existem barreiras. A nossa rede está pronta para fazer um trabalho com a família e com a sociedade. Todos os nossos estudantes, independentemente das diferenças, podem ser o que eles quiserem ser", finaliza ela.
Ouça mais no player acima.