Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Seminário debate marco legal da biodiversidade

Encontro vai reunir no dia 1º de abril, no Senado Federal,

Senado Federal promove no dia dia 1º de abril seminário para debater o marco legal da biodiversidade. Sobre o assunto, o Tarde Nacional desta quarta-feira (25) conversou com o senador João Capiberipe, do PSB - Amapá, que é autor do substitutivo ao projeto de lei.

 

Confira também: Super-bactérias são encontradas em lagos que abastecem Bélem, no Pará

 

Segundo o senador, o Brasil possui 20% da biodiversidade do Planeta, mas ainda não possui muitos produtos desenvolvidos a partir desta biodiversidade, "porque toda a nossa agricultura e pecuária vem de outros países: a soja, o frango e o bovino, não são desenvolvidos de espécimes de nossa biodiversidade". Segundo ele, agora, por meio de lei será permitida a pesquisa e o desenvolvimento de produtos a partir da biodiversidade brasileira.

 

João Capiberipe lembra que até pouco tempo atrás ninguém conhecia o açaí que é espécie brasileira. Para ele, o Brasil tem centenas de outros recursos vegetais e animais que podem ser transformados em produtos de consumo. "É necessário facilitar a exploração sustentável das nossa biodiversidade, repartindo os ganhos com as comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, que são expert em conhecimentos tradicionais que podem se transformar em produto de massa".

 

De acordo com o Senador, espera-se que a lei se desenvolva e aproveite a biodiversidade brasileira e o patrimônio genético que também está em debate e que será regulamentado por esta lei.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.

 

 



Criado em 25/03/2015 - 22:31 e atualizado em 25/03/2015 - 19:31