Em rede com as rádios da Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia foi abordado na tarde desta quarta-feira (15) a declaração do Imposto de Renda. O advogado e contador, especialista em Direito Tributário, Jansen Muraiama, começou explicando quem está obrigado a apresentar a declaração de ajuste.
Ouça ainda: Confira os cuidados antes de enviar a declaração do imposto de renda
O especialista ressalta que não há nenhuma vantagem entregar a declaração na última hora, só o risco de esquecer e perder o prazo. Ele ressalta que na verdade a vantagem é entregar logo, porque se a pessoa tem direito a restituição, será um dos primeiros a receber o dinheiro.
No caso de dependentes, o especialista esclarece que, para fins tributários é uma dependência diferente da dependência para fins previdenciários, assim como para fins de direito de família.
Os pares homoafetivos podem fazer a declaração conjunta e não há diferença em relação aos casais heterossexuais, mas ele alerta que nem sempre declarar em conjunto é a melhor opção. Para fins fiscais, isso pode ser uma vantagem ou não. O advogado também respondeu a perguntas de ouvintes por Whatszapp.
Saiba mais sobre o assunto neste entrevista ao programa Tarde Nacional, em rede com as Rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Rio de Janeiro, com apresentação das jornalistas Fátima Santos, Juliana Maya e Luciana do Vale.