A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social do Distrito Federal (DF) vai promover uma oficina sobre a gestão de resíduos sólidos que vai envolver 1.080 participantes. A meta é a formalização e capacitação dos catadores de materiais recicláveis no Disitrito Federal. A capacitação oferece três oficinas: os catadores envolvidos com associativismo ou cooperativismo; os catadores isolados, para destiná-los ao cooperativismo; e catadores que fazem a gestão dos empreendimentos e elaboração de projetos para a captação de recursos nas entidades cooperativas.
Ainda de acordo com o subsecretário de Fomento e Parcerias de Projetos Especiais, Jean Carlos de Almeida, serão 100h de aula de capacitação para a primeira turma que serão para catadores já cooperados, mais 100h os 500 catadores que ainda estão trabalhando de forma isolada e 100h para os que trabalham na gestão da cooperativa.
Na avaliação do subsecretário, o assunto de resíduos sólidos no Distrito Federal (DF ) está sendo tratado como prioridade por uma equipe especializada para inclusão social e econômica dos catadores, além de que outras atividades que estão sendo desenvolvidas para culminar no fechamento dos lixões e dar uma renda de forma adequada para os catadores.
Confira as informações sobre o assunto nesta entrevista ao programa Tarde Nacional- Brasília, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.
Qual a importância do catador do material reciclável?