Programa Jovem Cidadão do Entorno do Distrito Federal vai oferecer oportunidades de trabalho e renda aos jovens da região. A secretária da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Desenvolvimento Humano e Trabalho de Goiás, Lêda Borges, conversa com Giovanni Motta no Tarde Nacional desta sexta-feira (2) sobre o projeto.
Além de capacitar para o primeiro emprego, outro objetivo é incentivar a continuidade dos estudos. “Quantos jovens buscam emprego e ouvem que têm de ter experiência, mas eles não têm essa experiência. Então o programa vai incluir esses jovens: eles terão carteira assinada, mas tem que estar estudando, tem que ser bom aluno”, explica Lêda.
O Jovem Cidadão vai ser desenvolvido em 19 cidades do Entorno. Os adolescentes selecionados deverão ter entre 14 e 18 anos e estar em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, serão oferecidas mil vagas aos jovens da região.
Nenhum lugar seria tão ideal para esse projeto quanto o Entorno. Segundo a última edição do Mapa da Violência, que é uma pesquisa anual realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), seis cidades do Entorno estão entre os 70 municípios mais violentos do Brasil.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O programa Tarde Nacional - Brasília vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 15h, pela Rádio Nacional AM Brasília. Apresentação: Giovanni Motta.
Projeto prepara jovens para o primeiro emprego