Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A necessidade de se intensificar a testagem e o isolamento social para conter a Covid-19

Especialista em Medicina Nuclear reforça as recomendações e fala sobre a importância dos testes no período pós-carnaval

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 22/02/2021 - 18:15

Em entrevista à Glaucia Araujo, no Tarde Nacional Rio desta segunda-feira (22), o médico Marcos Villela Pedras, especialista em Medicina Nuclear e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear falou sobre a importância da testagem antes e depois do Carnaval e sobre a necessidade de se intensificar a testagem e o isolamento social para conter a proliferação da Covid-19.
 
Com o Brasil registrando mais de 245 mil mortes por Covid-19, desde o início da pandemia, e mesmo com o Carnaval suspenso, aglomerações e festas clandestinas aconteceram, contrariando as orientações dos infectologistas. Além disso, muitas pessoas viajaram para encontrar familiares ou se reunir com amigos. Em todas as situações relatadas, a exposição ao vírus pode estar presente, ainda mais em se tratando de pessoas que não apresentam os sintomas.

Para o especialista, a testagem rotineira funciona e é altamente recomendável. "Principalmente a testagem com o swab nasal (um cotonete longo e estéril), que pode ser o PCR, que todo mundo ouviu falar já, e também o teste do antígeno, que também é feito por swab nasal, fica pronto em 15 minutos e tem uma sensibilidade muito próxima a do PCR, que é feito no laboratório, em grandes redes", explica ele, acrescentando, também, o teste sorológico que pode ser feito pelo exame de sangue ou pelo furo no dedo, checando os níveis das imunoglobulinas protetoras IgM ou IgG.

"Algumas pessoas, infelizmente, fizeram grandes aglomerações e devem, sim, ser testadas", diz ele.

Durante a entrevista, também foi comentada a dificuldade da realização dos testes, assim como o preço. O especialista lembrou, ainda, que a testagem representa um dos fatores das medidas protetivas, o uso da máscara e do álcool gel, assim como o distanciamento social, continuam como medidas de grande relevância.

Ouça a entrevista completa clicando no player acima:

 

Criado em 23/02/2021 - 06:09

Mais do programa