Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

15 de março - Dia Internacional do Consumidor

Mudanças na relação de consumo, como as compras online, exigem maior conhecimento dos consumidores

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 15/03/2021 - 16:59

Em entrevista à Glaucia Araujo, no Tarde Nacional Rio, o advogado Sergio Tannuri, especialista em Direito do Consumidor, falou sobre a relevância do Dia Internacional do Consumidor, celebrado hoje (15).

Sergio diz que a data pede uma homenagem ao que ele considera o lado mais importante das transações econômicas: o consumidor. "O Dia Mundial do Consumidor é um dia para ser comemorado porque estamos homenageando a principal estrela da economia, aquele que roda a economia, que é vossa excelência o consumidor. Se não fosse o consumidor, não haveria o comércio, não haveria a indústria, não haveria a prestação de serviços."

Ele ressalta que um mercado consumidor forte, faz parte de um país forte.

Tannuri também falou sobre as mudanças na relação de consumo, com o comércio eletrônico ganhando ainda mais relevância durante a pandemia em função do fechamento do comércio e das lojas de rua. Algo que pede a atenção dos consumidores em relação aos seus direitos. "Quem tem que fazer uma compra online, tem o direito à troca, tem o direito ao arrependimento sete dias após o produto chegar na sua casa, tem o direito à informação segura, tem o direito de ter os seus dados preservados, ainda mais agora que tem uma Lei Geral de Proteção de Dados", ressalta.

Ouça mais dicas sobre as relações de consumo, clicando no player.

Criado em 15/03/2021 - 18:07

Mais do programa