Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Classe médica recomenda vacinação contra covid-19 para gestantes

Mesmo sem uma conclusão expressa sobre o assunto, especialista em reprodução indica a proteção contra o coronavírus para grávidas

Tarde Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 26/04/2021 - 13:00

Em entrevista a Luciana Valle, no Tarde Nacional - Rio de Janeiro desta segunda-feira (26), o médico Paulo Gallo de Sá ginecologista especialista em reprodução e fertilidade e diretor do Vida - Centro de Fertilidade, falou sobre a vacinação em gestantes.

Ouça no player acima.

 

Segundo ele, os estudos sobre o assunto ainda não estão concluídos, mas, ainda assim, considerando diversos fatores, como a gravidade da covid-19, o entendimento atual é que as gestantes tomem a vacina.

"Mulheres jovens, que tenham até 35 anos, que tenham uma boa reserva ovariana, elas podem se dar ao luxo de aguardar, esperar melhorar a curva da pandemia ou até mesmo aguardar a vacinação para deixar para engravidar depois", destacou.

 

Mas, para aquelas a partir dos 36 anos, ou que já tenham uma baixa reserva ovariana, ou por alguma cirurgia ou por alguma característica genética, que correm o risco de entrarem em menopausa mais cedo ou que possam vir a ter uma dificuldade para engravidar depois, a recomendação é pensar no congelamento de óvulos e embriões, uma decisão cara ou. Caso engravide, é preciso tomar todas as medidas restritivas, com o maior isolamento social possível, uso de máscara, álcool em gel etc.

Durante a conversa, Paulo, que também é o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, falou sobre as principais preocupações que a covid-19 pode trazer durante uma gravidez, chamando a atenção para o risco de trombose, além da típica dificuldade de respirar que geralmente ocorre ao final da gestação, o que seria uma complicação a mais no caso de uma doença respiratória.

Para ele, os riscos que a covid-19 pode trazer para uma gestação são muito maiores do que os riscos da vacinação para as gestantes.

Criado em 26/04/2021 - 17:55

Mais do programa