Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Senegalês Mohamed Mbougar Sarr é aclamado na Festa Literária de Paraty

Priscila Kerche conversou com o tradutor da principal obra do autor, "A Mais Recôndita Memória Dos Homens", o poeta Diogo Cardoso

Tarde Nacional - São Paulo

No AR em 17/10/2024 - 15:30

Um dos principais autores presentes na Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty este ano foi o senegalês Mohamed Mbougar Sarr. Ele passou por Salvador e jogou bola com Chico Buarque antes de chegar em Paraty, e declarou ter ficado com vontade de pedir cidadania brasileira.

Mohamed ganhou o mais importante prêmio literário em língua francesa, o Goncourt, com o livro “A Mais Recôndita Memória dos Homens”, lançado aqui em 2023 pela editora Fósforo. O livro fala de racismo e paixão por literatura por meio de um protagonista que fica obcecado por um livro raro e pela história do seu autor, que teve a carreira destruída depois de uma denúncia de plágio. O livro referencia a história real do escritor do Mali, Yambo Ouologuem e a obra “O Dever da Violência”.

Priscila Kerche conversou com quem fez ser possível essa história chegar pra nós leitores brasileiros, o tradutor Diogo Cardoso. Ele é natural de São Bernardo do Campo, São Paulo, trabalha para a editora 100 Cabeças e contou como foi essa aventura. Além de comentar como foi o encontro com Mohamed Mbougar Sarr na Flip.

Ao final da coluna, Priscila Kerche declama um poema do livro “O Apetite de Deus”, de Henrique Emanuel de Oliveira, publicado pela Editora Cachalote.

Clique no player acima para conferir a entrevista.

Criado em 17/10/2024 - 16:00

Mais do programa